Comer em Afonso Cunha

Fazer férias e visitar Afonso Cunha é uma ótima ocasião para experimentar as delícias da gastronomia maranhense! Tanto nos restaurantes e botecos locais como no caso de se hospedar em casa de um habitante local e a “diária” estar incluída, essa pode ser uma ótima experiência gastronômica. Confira alguns dos melhores pratos da tradição do Maranhão, tais como você poderá encontrar em Afonso Cunha.

Juçara

Muitos confundem juçara com açaí, mas se trata apenas de um “parente próximo”, com um sabor mais suave e com menos caloria. A forma tradicional de servir juçara é acompanhando com camarão seco ou farinha.

Moqueca maranhense

Camarão e filé de peixe, junto com tomate, cebola e limão, fazem a moqueca maranhense se parecer um pouco com suas “primas” da Bahia e do Espírito Santo. A principal diferença estará no ovo, que em geral os maranhenses adoram e colocam em muitos de seus pratos.

Carne de sol

Nordeste é carne de sol e o Maranhão não foge a essa regra. As porções vêm com queijo coalho, manteiga de mandioca, muito arroz, e também banana frita e feijão. E as quantidades são sempre bem grandes, principalmente para quem vem habituado às pequenas doses da cidade.

Arroz de cuxá

Muitos celebram esse prato como a “obra prima” da gastronomia do Maranhão. Um cruzamento talvez perfeito entre as tradições africana, portuguesa e até árabe. A receita inclui cebola, alho, azeite de oliva, gergelim-branco, vinagreira e um pouco de camarão seco.

Tapioca

Também conhecida como beiju, não é exclusiva do Maranhão mas você encontrará com facilidade em Afonso Cunha. Se trata de uma comida à base de farinha de mandioca que leva depois qualquer tipo de recheio, mais salgado ou mais doce, dependendo da vontade do cozinheiro – ou do cliente.

Guaraná Jesus

Um verdadeiro símbolo do Maranhão, mais fácil de encontrar por aqui.