Caminhadas em Afonso Cunha

Os fãs do pedestrianismo e da caminhada vão adorar Afonso Cunha, pelo majestoso isolamento da cidade em meio ao cerrado do Leste Maranhense. Sinta-se totalmente imerso à natureza a perder de vista, tão vasta e absoluta como vasto e absoluto é o concreto na Avenida Paulista.

Percursos e roteiros em Afonso Cunha

A localização geográfica de Afonso Cunha permite estabelecer roteiros de caminhada para todo o tipo de atletas, desde os iniciantes aos mais avançados. Para crianças, idosos ou pessoas ainda com pouca preparação física, uma caminhada de 5 km já será um bom desafio, bastando passear em torno da cidade. Mas para os mais exigentes, um bom desafio pode ser a realização do percurso até Coelho Neto. Tendo em atenção eventuais perigos e contando com aconselhamento por parte dos habitantes locais, é possível seguir por caminhos pedestres totalmente secundários, que incluem o atravessamento do rio Munim em uma ponte ligando caminhos rurais. É um desafio fortíssimo, podendo demorar umas 10 horas de passeio tranquilo para vencer os 47 km do pedaço.

Benefícios da caminhada

Confira em seguida alguns dos principais benefícios da caminhada, enquanto esporte e opção de lazer.

Melhora a circulação sanguínea

Mesmo para quem não pratica nenhum outro tipo de exercício, alguns minutos de caminhada diariamente ajudam o corpo a se sentir melhor, combatendo o sedentarismo. E quem faz, rapidinho fica com vontade de fazer mais. Isso nos leva ao próximo ponto.

Combate a depressão

Tanto um estado depressivo profundo como aqueles pensamentos idiotas que às vezes vêm e derivam da falta de exercício. Mova-se, também pela sua saúde mental.

É econômico

Pouco mais precisa que um bom par de sapatos. Pode ser conveniente levar também um chapéu e uma garrafa de água, para roteiros mais longos, mas no conjunto essa é uma das formas mais baratas de se exercitar.