Bem-vindos a Afonso Cunha!

Afonso Cunha é um pequeno município situada na mesorregião do Leste Maranhense, no estado do Maranhão, com cerca de 6000 habitantes. Há poucos anos, um artigo da Folha apontava que este município, situado próximo da fronteira entre o Maranhão e o Piauí, era um dos mais isolados do país. Nos últimos anos, o isolamento se manteve mas as condições de vida melhoraram um pouco, em benefício dos seus habitantes e dos visitantes.

Um município recente

Situada na fronteira entre os municípios de Coelho Neto e Chapadinha, a localidade nasce muito por influência da família Bacelar, interessada no desenvolvimento da região e pretendendo estimular a agricultura e a exploração de terras. O governo maranhense aprovou a iniciativa, que se centrava em uma zona despovoada do Leste Maranhense, e o novo município se tornou oficial a 25 de março de 1960. O nome foi dado em homenagem ao poeta Afonso Cunha, natural da vizinha cidade de Caxias e falecido em 1947.

Situação geográfica

A cidade mais próxima de Afonso Cunha é Coelho Neto, uma das duas a partir das quais seu território foi dividido, situando-se a 47 km (em linha reta). A cidade está a cerca de 300 km da capital maranhense, São Luís; contudo, a capital estadual mais próxima é Teresina, no vizinho Piauí, a cerca de 200 km.

Chapadinha, Miguel Alves, Duque Bacelar e Buriti são os municípios mais próximos, além de Coelho Neto. Todos eles se situam a 50 ou mais km de distância de Afonso Cunha.

A região encontra-se em meio ao bioma do cerrado, embora bastante próximo da transição para a caatinga tipicamente nordestina. Faz parte da bacia hidrográfica do rio Munim, um dos maiores rios do Maranhão, que encontra o mar na baía do Arraial, entre os municípios de Icatu e Axixá, em frente à ilha de Upaon-Açu, onde se situa São Luís.