Analídia Bacelar é a nova coordenadora da CIR Caxias

Analídia Bacelar, secretária de Saúde do município de Afonso Cunha, foi escolhida como a nova coordenadora da Comissão Intergestores Regionais (CIR) de Caxias. A eleição teve lugar no passado dia 6 de fevereiro.

Comissão Intergestores Regionais

As Comissões Intergestores Regionais são um colegiado, funcionando como fórum para troca de ideias, coordenação de posições e tomada de posições, que reune as Secretarias Municipais de Saúde de uma região e a sua respetiva Secretaria de Saúde estadual. Criadas pelo Decreto nº 7508 de junho de 2011, pretendem aprofundar o processo de regionalização das decisões ao nível do sistema de saúde. Pretende-se que os municípios debatam problemas comuns e possam agir em maior concertação, bolando soluções comuns sempre que possível e/ou necessário.

Um exemplo relatado pela mídia nacional foi o caso do reencaminhamento de pacientes de alta complexidade de Umuarama/PR para o hospital de Arapongas/PR, decidido pela CIR local. Na ocasião, 21 secretários municipais se articularam para tomar a decisão, depois de várias denúncias de falta de acesso ao procedimento por parte dos pacientes em um hospital local (o hospital Cemil do SUS).

Em outubro de 2018, uma reunião da CIR Caxias avaliou positivamente a mudança de procedimentos na Planificação, concentrando esforços nas duas maternidades de referência da região. Estes são exemplos de como os cidadãos podem se beneficiar do cruzamento de opiniões e articulação de esforços pelas autoridades regionais de saúde.

As reuniões das Comissões Intergestores Regionais são habitualmente realizadas uma vez em cada mês, em regime alternado: seis em itinerância e seis na sede do colegiado, em Caxias.

Uma vitória para Afonso Cunha

Os municípios da região contribuíram para a votação, que foi muito equilibrada entre Analídia Bacelar e sua congênere coelhonetense, Olímpia Delgado. O resultado final terminou em 4 votos contra dois, favorável à secretária afonso-cunhense. É a primeira vez que o município de Afonso Cunha tem seu representante coordenando este órgão.