Afonso Cunha: FAMEM visita Ministério Público do Maranhão

O prefeito de Afonso Cunha, Arquimedes Bacelar, fez parte da comitiva da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) que visitou de forma oficial o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Luís Coelho, na capital maranhense, no passado dia 11 de fevereiro. O objetivo da visita, de acordo com o prefeito Erlânio Xavier, de Igarapé Grande, foi aproximar “os municípios maranhenses e o Ministério Público”, pois se torna importante trabalhar em conjunto, para mais com “as dificuldades que os municípios têm passado.

Uma obrigação institucional

Alguns cidadãos se perguntaram, nas redes sociais, se o Ministério Público iria “liberar mais recursos” para Afonso Cunha na sequência dessa visita. Na verdade, o crime é uma preocupação grande e urgente por todo o país. Contudo, é fato que essa não é competência do Ministério Público e que, no mínimo, os cidadãos poderão questionar o governo estadual sobre se todas as diligências estão sendo feitas, por exemplo, para que as autoridades tenham todos os meios necessários. O mesmo acontecerá relativamente à atuação do novo presidente da República, eleito com um mandato bem claro para combater a criminalidade.

A Prefeitura respondeu com a necessidade de coordenação institucional entre autoridades com competências diferentes. O conhecimento pessoal, a possibilidade de troca direta de ideias e a discussão sobre os problemas concretos que afetam as comunidades são indispensáveis. Certamente que o Ministério Público precisará ouvir os municípios, que são quem está no terreno e lida diariamente e diretamente com as situações, sobre como a criminalidade está evoluindo e como devem ser aplicados os recursos do próprio Ministério Público – que não são infinitos, pelo contrário.

Perfil de Luís Coelho

Luís Gonzaga Martins Coelho ingressou na carreira do Ministério Público em 1994, estando agora a completar 25 anos ao serviço da Justiça. Foi nomeado como Procurador Geral de Justiça do Maranhão em 2016, para o triénio 2016-18, cumprindo atualmente um segundo mandato.