Afonso Cunha assinala 59º aniversário

A cidade de Afonso Cunha irá assinalar, no próximo dia 25 de março de 2019, o 59.º aniversário da criação do município. Como é já habitual, a Prefeitura não deixará de assinalar devidamente esta data tão importante para a história da cidade e de toda a região.

Um pouco de História: uma ideia de desenvolvimento

A década de 1950 foi uma década de crescimento e de progresso, tempos de grande otimismo por todo o Brasil. Viviam-se os tempos do pós-Segunda Guerra Mundial e a economia internacional acelerava em grande ritmo. Até os países socialistas, do Pacto de Varsóvia, sentiam suas economias crescer, antes dos tempos difíceis que viriam no futuro. Em nosso país, a construção de Brasília sob a égide do presidente Juscelino Kubitschek, representava a afirmação imbatível do futuro papel do Brasil no mundo.

Afonso Cunha não pretendia ser uma mini-Brasília no Leste Maranhense, certamente, mas seus promotores, em especial a família Bacelar que era a principal proprietária dos terrenos da região, comungavam deste sonho coletivo e desta ideia otimista de desenvolvimento. Seus esforços para criar uma nova localidade, em uma região em meio à divisória entre Coelho Neto e Chapadinha, pretendiam tornar o território mais equilibrado, em termos de sua ocupação e exploração. A autonomia da região apontava, assim, o caminho do futuro.

O poeta Afonso Cunha

A cidade foi nomeada em honra do poeta Afonso Cunha, natural de Caxias e grande figura das letras brasileiras.

Curiosidade estatística

O município de Afonso Cunha foi instalado exatamente 4 dias após o nascimento do malogrado Ayrton Senna, tricampeão brasileiro de Fórmula 1. No próximo mês de maio passarão 25 anos sobre seu desaparecimento.

Celebrações ainda não anunciadas

À data de redação deste artigo, ainda não foi anunciado o programa de celebrações do aniversário do município. A Prefeitura deverá fazê-lo logo depois do Carnaval.